Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A Instituição

Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2014, 10h34 | Acessos: 1948

Apresentação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins  possui oito campi em pleno funcionamento e três campi avançados em fase de implantação, além da educação a distância, que oferece educação técnica em dezesseis polos.

O IFTO faz jus ao que há de melhor na história do ensino profissionalizante no Brasil, pois forma profissionais que atendem tanto às metas de desenvolvimento do país quanto às demandas da sociedade. Por isso, a integração entre ensino, pesquisa e extensão bem como os Arranjos Produtivos Locais ganham destaque desta Instituição, proporcionando desenvolvimento educacional, científico e tecnológico ao Estado.

Missão

Proporcionar desenvolvimento educacional, científico e tecnológico no Estado do Tocantins por meio da formação pessoal e qualificação profissional.

Visão de futuro

Ser referência no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na inovação tecnológica de produtos e serviços, proporcionando o desenvolvimento regional sustentável.

 

Histórico

Instituído na conjuntura da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, regulamentada em agosto/2011, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Colinas do Tocantins iniciou seu funcionamento em 10 de junho de 2014 a partir da portaria 505 expedida pelo MEC, sendo nomeado o Diretor Geral Pró-tempore, Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, pela Portaria nº 160/2014/IFTO/Reitoria, de 31 de março de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 01/04/2014.

A criação de um Campus do IFTO no município de Colinas do Tocantins, localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins, se deu a partir de considerações e reivindicações do setor produtivo e, principalmente, do setor público do município.

Com a perpectiva de ofertar educação básica de nível médio, cursos técnicos profissionalizantes, nas formas de articulação integrada ao ensino médio e subsequente, além da oferta de cursos superiores (bacharelados e licenciaturas) entre os anos de 2015 a 2019, o IFTO Campus Colinas do Tocantins visa possibilitar aos cidadãos formação educacional para se situarem no mundo contemporâneo e dele participar de forma proativa na sociedade e no mercado de trabalho.

Salienta-se que o Campus encontra-se em processo de crescimento e desenvolvimento ofertando, atualmente, o Curso Técnico em Informática na forma de Articulação Subsequente ao ensino médio, com aproximadamente 70 alunos matriculados, nos turnos matutino e noturno.

Nesse cenário, a implantação do IFTO Campus Colinas do Tocantins marca a história da educação profissional do país, ao que se refere ao aumento do nível de escolaridade e qualificação dos cidadãos brasileiros. Porquanto a sua configuração pressupõe a materialização de um processo de expansão que está sustentado numa ação integrada e referenciada na ocupação e no desenvolvimento do território, tomado como um espaço de prazer, de trabalho e de humanidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página